[Resenha com experiência] Nós - David Nicholls

08:22


David  Nicholls


Nós
Autor/Autora: David Nicholls.
Editora: Intrínseca.
Numero de páginas: 384.
Classificação: 


    Confira abaixo a sinopse de Nós.



   "
Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio. 
O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho.
Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa — das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona — com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento, Nós é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos. Sensível e divertido, com a sagacidade e a inteligência dos outros livros do autor, o romance analisa a intrincada relação entre razão e emoção."


     Meu primeiro contato com Nós foi na Bienal do Livro so Rio de Janeiro. Tive o grande prazer de conhecer o David Nicholls e, falando sério, de todos os autores que tive a oportunidade de  conhecer, David foi um dos mais simpáticos. Todo sacrifício e a reclamação dos meus dois amigos foram válidos.
     Assim que li a contra capa do livro, a seguinte frase me chamou a atenção: “O que poderá dar errado?” Não parei quieta até conseguir ler. Absolutamente nada do que eu esperava aconteceu
.
     Douglas Peterson, um bioquímico de 54 anos, apaixonado e totalmente dedicado a sua profissão, pela limpeza e organização. Casado há 25 anos com Connie que em determinada noite diz acahr que quer o divórcio. Nesse momento, parei e pensei no que costuma acontecer com a maioria dos livros que leio. Ele vai fazer de tudo pra reconquista-la, vai conseguir e vai dar tudo certo! Como eu disse antes, nada do que eu esperava aconteceu. 
     Eles estão com uma viagem marcada para rodar toda Europa, o único filho do casal Albie está prestes a ir pra faculdade e seria o “ultimo” momento em família que teriam por um bom tempo. Várias coisas acontecem desde o primeiro momento em que saem de casa até o desfecho da história. Douglas sai de casa com a seguinte missão: tentar reconquistar a esposa de qual quer forma e aturar a rebeldia que seu filho tinha pra cima dele. 
     O livro é todo narrado por Douglas, contando seus dramas e determinados pensamentos, com bastante críticas em várias situações, principalmente quando as coisas não saem da forma que ele quer. De uma forma sensível, o autor mostra que nem tudo sai do jeito que queremos, e quando não é pra ser, infelizmente, muitos obstáculos surgem e acabam com nossos planos. E, de certa forma, quando não é pra ser, mesmo você fazendo de tudo, não será.
     Foi essa lição que levei comigo sobre Nós. Se não é do jeito que queremos, ou do que esperávamos, existem vários motivos para as coisas mudarem, basta nós olharmos para frente e seguir por novos caminhos.


Por Jully

You Might Also Like

0 comentários

Facebook

Twitter

Instagram

Instagram

Subscribe