[Resenha] Estilhaça-me — Tahereh Mafi

13:02



Título: Estilhaça-me
Autor/Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Idioma: português 
Número de páginas: 304
Classificação:  

Confira abaixo a sinopse de Estilhaça-me: 

Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo – ela não podia tocar ninguem. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette, até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retornar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos. 

Olá, Palavreiros. Como é que está aí do lado de vocês? Eu estou aqui numa ressaca literária que não deveria me dar ao luxo de estar, porque a minha lista de leitura só cresce e meu tempo só diminui. Eu sei que ando sumida aqui do blog, porque minhas aulas começaram e nós estamos trabalhando um pouco no Instagram, a fim de ficar mais perto de vocês! Eu prometo que vou tentar escrever uma resenha por semana pelo menos. Então vamos seguir com a resenha! 

Os fãs de distopias (eu) e de histórias em quadrinhos (eu) vão tremer na base, porque Estilhaça-me não é para qualquer um, não. Eita que esse livro me deixou de boca aberta o tempo todo e eu enchi muito o saco da minha amiga Line — que me indicou a trilogia — de tanto que eu surtava haha. 

Juliette é uma personagem muito forte. Ela já passou por altos e baixos e mesmo assim não ficou louca — mesmo todo mundo achando que ela estava. Imagina só você não poder tocar em ninguém, porque seu toque pode matar ou gravemente ferir? Eu surtaria se isso acontecesse comigo. Ela fica presa em um lugar escuro e apertado por 3 anos e por mais de 200 dias ela não diz uma palavra sequer! Seus pais a abandonaram, ela não tem amigos e nem o apoio de sua família, e agora ela está completamente sozinha. Até que ela ganha, enfim, um companheiro de cela com inesquecíveis olhos azuis e que faz perguntas demais. 

Adam é outro personagem que eu admiro. Ele sabe fazer o seu dever e faz muito bem feito. Ele tenta entender Juliette e descobrir mais sobre ela, então sempre está fazendo perguntas. Adam não acha que ela seja louca e isso já conquista um pouco o coração da querida mocinha com um poder incrível.

"— Não entendo, por que você não fala comigo? Você se senta no canto todos os dias e escreve em seu caderno e olha para tudo exceto para o meu rosto. Você tem tanto a dizer a um pedaço de papel enquanto estou bem aqui e você nem fala comigo. Juliette, por favor..."

E, claro, temos o nosso querido vilão Warner. Eu odiei ele desde o começo, porque nesse primeiro livro parece que ELE é quem manteve Juliette presa todo esse tempo sem contato algum com outra pessoa e com condições péssimas de sobrevivência. Warner é bem obcecado por ela e quer transformar essa "anomalia" de Juliette em uma arma de guerra. Sabe aqueles caras do mau que têm tudo o que querem não importa a quem façam mal? Foi exatamente essa visão que tive de Warner. MAAAAAAS, como eu já conversei com algumas coisas pessoas que leram toda a trilogia, parece que toda essa faixada de "bad guy" de Warner é só no começo. SEM MAIS DETALHES PORQUE EU TAMBÉM NÃO QUERO SPOILER! 

"A morte seria uma libertação bem-vinda destas alegrias terrenas que conheci"

Por ser uma distopia e ter um mundo totalmente diferente sendo apresentado, eu fiquei bastante confusa no começo. Não entendia o porquê de Juliette não tocar em ninguém e ser mantida naquela cela; não entendi muito bem qual era o propósito do sistema autoritário de governar do Restabelecimento. Conforme a leitura foi fluindo, tudo foi ficando claro; obviamente, há muitas coisas a serem descobertas ainda, mas tudo isso é o que dá o suspense e o mistério que te leva a ler o segundo livro. Eu me perdia em alguns trechos e tinha que ficar voltando e ler tudo novamente, e a autora sempre triplicava algumas palavras, como por exemplo: Juliette é uma personagem forte forte forte demais nesse livro. Tinha também algumas partes que eram riscadas e eu ficava meio confusa, porque sou meio burrinha hahaha. E então foi por tudo isso que eu classifiquei em 4 estrelas. 

Estilhaça-me é o tipo perfeito de livro que te deixa com raiva, depois com o coração partido, depois com mais raiva ainda, algumas surpresas aparecem no meio do caminho... E a comparação às histórias em quadrinhos que fiz logo na introdução desta resenha tem uma explicação: (Os fatos ditos a seguir contém alguns spoilers. Leia e esteja consciente!)


Juliette não é a única com habilidades anormais. E isso meio que me lembrou muuuuuito as histórias de X-Men. Ao ler, você nota que o Ponto Ômega é uma mera semelhança ao Instituto Xavier e tal. Me disseram que Tahereh Mafi inspirou-se nas HQs criadas por Stan Lee e Jack Kirby, o que faz bastante sentido!



ACABARAM OS SPOILERS! LEITURA SEGUE NORMAL!

Estilhaça-me é uma leitura leve e emocionante; não é muito criativa, mas surpreendemente fascinante e contagiosa. Além de 'A Seleção' da Kiera Cass, esta distopia tem muuuuito romance! Eu classificaria a estória em distópica e Young Adult, então, preparem-se para alguns momentos de melação. O livro é todo narrado pelo ponto de vista de Juliette. Leiam, leiam, leiam!! A estória é tão incrível e amazing que eu indico até para quem não gosta de distopia!

"Seu calor derrete os pingentes de gelo que me sustentam de dentro para fora e eu descongelo, descongelo, descongelo, meus olhos tremulando rápido até que lágrimas silenciosas estejam jorrando-me rosto abaixo e eu tenha decidido que a única coisa que quero é congelar seu corpo segurando o meu.

E para nossa alegria, a trilogia vai virar série de TV! Eu não pesquisei muito sobre isso, até porque não tem tanta informação assim. Só sei que essa série vai ser incrível e eu não vou perder nem por todo pão de Panem! Vejam também o booktrailer de Estilhaça-me nesse link: http://youtu.be/Z2fkI-UxbQw

 Um beijo e um queijo. 

Por Nina. :)


You Might Also Like

0 comentários

Facebook

Twitter

Instagram

Instagram

Subscribe